Revolução Puritana

A revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) quando o rei e o parlamento se enfrentaram. O conflito se iniciou quando as atitudes do rei começaram a formar revoltosos , pois Carlos I fechou o parlamento por 11 anos.

A crise financeira pelo não pagamento de impostos em 1640, fez com que o rei convocasse novamente o parlamento, mas um mês depois foi novamente dissolvido por não aceitar aumentar os impostos como era a vontade do rei. Em 1641, o parlamento se dividiu entre líderes radicais e a aristocracia juntamente com os burgueses capitalistas.

O parlamento que contou com os presbiterianos e os puritanos como aliados venceram o rei Carlos I que tinha os anglicanos e os católicos aliados a ele. O parlamento conseguiu vencer o rei com o exército de Oliver Cromwell.


Em 1649, foram dizimados pelo exército de Cromwell quando apossaram de terras e começaram a cavá-las para mostrar que lhe pertenciam. Outros movimentos surgiram, mas todos foram reprimidos por Cromwell que, muito disciplinado se tornou uma força política poderosa. Cromwell então ocupou cidades, ajudou na fuga dos parlamentares e assumiu o controle da situação mandando decapitar o rei. A guerra civil findou em 1649 com a implantação da República de Cromwell, como foi denominado este período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem do Sacro Império Romano Germânico

RESOLUÇÃO

A escola dos Annales